Incrívelmente simpres!
Não sei também como dizer isso delicadamente. Na impossibilidade de ser gentil, serei curto-e-grosso: a Microsoft não destina o Windows para pessoas particularmente inteligentes.
Não que todos os usuários de Windows sejam burros ou semi-analfabetos - não são. Muitas pessoas extremamente inteligentes usam Windows. Costumam ser pessoas que precisam dele, ou que, por alguma questão que desafia a lógica, gostam dele, ou ainda que não se importam nem um pouco com que software rodam nem, assim como com salsichas, como ele é feito. Assim como na população geral, essas pessoas particularmente inteligentes não são maioria.
Mas eu preciso também dizer que não é uma demonstração inequívoca de brilhantismo quando alguém paga caro por um produto inferior, ou mesmo quando paga R$ 10 do camelô ou ainda quando baixa de um torrent qualquer. E comprar software pirata é sinal de desonestidade mais do que de esperteza.
Sendo direto: a maioria dos usuários de Windows, assim como a população em geral, não é composta, para usar um anglicismo, pelo "best and brightest". Ao contrário - a Microsoft faz o possível para, se não atrair, pelo menos não espantar o "worst and dimmest". Faz sentido: ela quer o maior público possível para seu software e ser seletiva (alguns diriam "elitista") não seria a melhor estratégia. De elitista basta a Apple. Microsoft é povão.
Precisamente por isso, não fiquei nem um pouco surpreso quando me apontaram, no site da Kalunga (um dos grandes parceiros da Microsoft), a imagem abaixo:
Agora... Eu esperava um pouco mais de cuidado e atenção. Ou, se não cuidado e atenção, pelo menos alguma supervisão adulta sobre quem faz o site.
Por outro lado, considerando tudo o que eu disse acima com toda a delicadeza que consegui me permitir, o anúncio está sob-medida para o público-alvo.
Nota:Até o momento (domingo, dia 1/11), a aberração não foi corrigida. Está lá. Basta abrir a página, descer pela coluna da esquerda até encontrar um flash de "Lojas especiais" e clicar no "Microsoft" nele. O link do meio do texto não vai funcionar por defeitos de construção do site que nem vale a pena discutir aqui.
Dimmest