O que é que eles têm na cabeça?
Eu ontem ia mostrar a impagável versão de YMCA que o usuário (ou a usuária) azz100c deixou no YouTube apenas para descobrir que ele foi DMCA-izado. DMCA é o Digital Millenium Copyright Act, uma lei que existe nos EUA e que estabelece um mecanismo (as DMCA takedown notices) que permite que os donos de alguma obra peçam sua imediata remoção de sites como YouTube. O problema aqui é que o material (os vocais e o videoclipe de YMCA, com acompanhamento musical do Songsmith) pode ser facilmente encarado como uma paródia e paródias são consideradas, pelo menos nos EUA, protegidas pelo direito constitucional à liberdade de expressão.
Aqui não, infelizmente. Não existe essa coisa de liberdade de expressão no Brasil, a menos que sua expressão não desagrade ninguém que possa pagar um advogado melhor do que o seu. Mas isso é assunto pra outro dia.
O usuário disse que já preparou a counter-notice. Vai ser interessante ver o que acontece.
Agora, legalidades à parte, que idéia estúpida pedir para que o material seja removido. Pessoas estavam vendo o vídeo, rindo e lembrando que o Village People um dia existiu. Talvez até ainda vendessem uns CDs a mais...
Coisas realmente ruins
Algumas coisas são ruins, mas muito ruins mesmo. E, surpreendentemente, em meio a toda essa ruindade, elas ficam interessantes.
Esse é o caso do Microsoft Songsmith. É uma tecnologia interessante, do ponto de vista técnico. A idéia é deixar a máquina "ouvir" uma trilha vocal e, usando alguns modelos, criar acompanhamentos automáticos para suas próprias músicas.
Observando aquele já clássico "toque de Midas" peculiar à Microsoft e, sem mais, eu apresento a vocês:
e...
Não é sempre que isso acontece. mas eu estou sem palavras dessa vez.