Estes, à esquerda e abaixo, são artigos que eu publiquei aqui, no Webinsider ou em revistas e jornais como a Macmania, a Mac+ e o Estado de São Paulo.
Muitos deles foram escritos em acessos de raiva. Me orgulho de alguns deles e, embora eles sejam "temporalmente esparsos" demais para serem chamados de um blog, foi esse o papel que eles tiveram por um bom tempo.
Mas não é porque eu começei um blog (aqui mesmo) que eu vou abandoná-los e nunca mais acrescentar nenhum texto aqui - os posts mais "elaborados" ficarão aqui. O meu lado "repentista" ficará no blog.
Espero que você, leitor, goste dos dois.
Um abraço,
Ricardo Bánffy
Super-Poderes Úteis
Um tutorial rápido sobre as pequenas coisas que um Unix-like sabe fazer e como um usuário mediano pode aproveitá-las
MacBook Pro 17"
Testando o MacBook Pro de 17"
Unix de grife
Não me entendam mal. O fato de eu não usar MacOS para tudo não tem tanta relação com apreço às virtudes do Macintosh quanto com a sua adequação às minhas necessidades. Ao contrário do que pode parecer, eu sou um fã da Apple desde os dias do Apple II, aquela máquina que mudou o mundo e definiu o que é um computador pessoal.
O Google Tem Razão
O Orkut, o Ministério Público e você
Um Acerto, Um Tropeço
A Apple e seus computadores
O Vapor Nosso de Cada Dia
Feature por feature o Windows Vista vai sumindo e ficando, cada vez mais, parecido com um skin para Windows XP
Biodiversidade
Os perigos de se ter computadores idênticos infectados por vírus idênticos
O Que Eu Queria Mesmo
A Apple, os Macs com processadores Intel e o contraste com minhas necessidades individuais
Veja, Lula e Software Livre
Por que a Veja não entende o software livre
FISL 7.0
Impressões sobre a migração anual dos entusiastas de software livre
O Windows Está Pronto Para o Usuário Experiente?
Anos atrás, eu fiz do Linux minha plataforma de escolha. Eu trabalhei por muito tempo em computadores com Linux. Meu notebook só roda Linux. Estou acostumado a usar o Firefox e o Thunderbird. Estou acostumado ao Gaim. Estou acostumado aos comandos poderosos que podem ser invocados em uma janela de texto e a todos os outros mimos que me permitem ser mais eficiente e me preocupar mais com o meu trabalho do que em como fazê-lo.
Malacus Curiae
As cortes e seus amigos
Não é Comigo
Vírus no Windows? Problema seu!
O Office dos Deputados
Sobre o desperdício de dinheiro público no reforço de um monopólio
20%, 30%, 50%
Os três fatores mais importantes para a aquisição e manutenção do market-share da Microsoft
Patentes de Software
Patentes são uma coisa boa. Elas concedem a um inventor um monopólio (por um tempo limitado) sobre suas invenções. Isso serve como um incentivo financeiro para que esse inventor considere economicamente viável continuar inventando coisas úteis para a sociedade em geral em vez de abrir mais uma cerveja e mudar o canal da televisão. O ponto-chave é que, para patentear alguma invenção, você precisa, primeiro, inventá-la.
Oportunidade Imperdível
Muita gente que trabalha na área de TI quer colocar as mãos em um beta do Windows Vista. Eu entendo isso - eu mesmo gostaria de dar mais do que uma breve olhada nele. É bom saber o que vai estar sendo usado por um bom número de clientes meus e como eu posso direcionar meus produtos para que eles funcionem melhor com ele do que funcionam hoje com o Windows XP ou o Windows 2000, ou com o 98 (que, por incrível que possa parecer, muitos usam).
Shih-Tzus
Computadores frágeis por natureza
O Mundo é dos Sempistas
Compradores sempistas e seus fantásticos computadores castrados
Quem Tem Medo do Steve Mau - Parte 2
Em outro episódio dessa série, eu conjecturei sobre quem sairia perdendo com um MacOS rodando, mesmo que ilegalmente, em PCs genéricos.