Estes, à esquerda e abaixo, são artigos que eu publiquei aqui, no Webinsider ou em revistas e jornais como a Macmania, a Mac+ e o Estado de São Paulo.
Muitos deles foram escritos em acessos de raiva. Me orgulho de alguns deles e, embora eles sejam "temporalmente esparsos" demais para serem chamados de um blog, foi esse o papel que eles tiveram por um bom tempo.
Mas não é porque eu começei um blog (aqui mesmo) que eu vou abandoná-los e nunca mais acrescentar nenhum texto aqui - os posts mais "elaborados" ficarão aqui. O meu lado "repentista" ficará no blog.
Espero que você, leitor, goste dos dois.
Um abraço,
Ricardo Bánffy
Quem Tem Medo do Steve Mau - Parte 1
Há muita gente se perguntando se a Apple vai mesmo fazer o MacOS X rodar em qualquer PC.
Medo, Macintosh e Intel Inside
Segunda-feira, no WWDC (Worldwide Developers Conference) Steve Jobs, Co-fundador e CEO da Apple anunciou o que muitos achavam impossível (eu inclusive): que a Apple ia fazer Macintoshes com processadores Intel x86.
Impressões sobre o PC Conectado
Eu tenho lido bastante sobre o PC Conectado ultimamente. Para quem não sabe do que se trata, o PC Conectado é uma forma que o governo encontrou de promover o que se chama de inclusão digital, permitindo que algumas pessoas que não poderiam ter um computador comprassem um a custos reduzidos por conta de isenções de impostos e subsidio a financiamentos. Por se julgar moralmente inaceitável que o governo promova assim o software proprietário de uma empresa específica (e por conta de um engajamento poderoso da comunidade que defende o uso de software livre), o PC Conectado vem apenas com software livre.
Resposta (Póstuma) ao Morte ao Linux
O que dizer ao pessoal do morteaolinux.com.br
Eu Odeio os Brasileiros Malas do Orkut
Sobre o comportamento repreensível dos brasileiros que invadiram o Orkut
A Arma do Mundo Linux Contra o SCO Group
MyDoom, SCO e suicídio corporativo
Alimentação e Cuidados com sua Intranet
Outro dia eu li, em uma lista, um pedido de ajuda. A moça queria dicas sobre como manter viva uma intranet. Meio sem saber, eu postei uma mensagem que era mais da metade deste artigo. Me convidaram então a terminá-lo.
Quem paga a conta do software livre?
Perguntas mal-intencionadas e suas respostas
Carros e Software Livre
Sobre as vantagens de se poder olhar dentro das coisas
Qual o tamanho do Linux
Quanto código está dentro do Linux
Dignidade
A última tentativa de ser relevante
Simplicidade
Menos é muito mais
Headhunters do Mal
Segunda à noite, estava eu no supermercado quando me liga um rapaz, Leonardo, de uma empresa de RH de Santo André, falando sobre uma vaga de Gerente de TI numa indústria da região, que tinha recebido uma indicação minha e que queria me conhecer. Ele faz algumas perguntas sobre o que eu faço da vida, sobre o que eu quero com minha carreira. Explico que sou consultor autônomo, que faço projetos, oriento equipes, faço chover, desarmo bombas, carrego pianos e apago incêndios. Me pergunta se eu gostaria de um vínculo CLT e eu explico que com um vínculo de longo prazo é possível um trabalho melhor de construção de uma equipe, que é algo que eu quero fazer há tempos. Marca uma hora com Carolina, às 10:00 do dia seguinte e fica de me mandar um e-mail com o endereço para onde eu devo ir.