Microsoft Windows Vista Ultimate Jerry Seinfeld Signature Edition
O Wall Street Journal anunciou hoje (e foi seguido por vários outros veículos) que a Microsoft contratou o comediante Jerry Seinfeld para uma campanha com o objetivo de revitalizar a desgastada marca da empresa.
Eu tenho 4 perguntas (uma delas puramente retórica) sobre essa iniciativa e que me fazem pensar sobre a necessidade de se despedir todo o departamento de marketing da companhia em nome da sua sobrevivência:
- Quem lembra de Jerry Seinfeld?
- Quem acredita que Jerry Seinfeld possa injetar algum "frescor" na percepção do mercado sobre a Microsoft?
- Quem aceitaria conselhos sobre tecnologia vindos de Jerry Seinfeld?
- O que virá depois? William Shatner?
Simpatia
Li agora há pouco (as reações rápidas do blog são promissoras), que a Microsoft está cobrando uma indenização milionária da Sergen, uma empresa de engenharia e construção no Rio de janeiro pelo uso de software pirata.
O divertido aqui é que a empresa mostrou, como provas, notas fiscais de compra e CDs de instalação do Windows. O que está faltando são os papéis das licenças (aqueles certificados com selinho holográfico). O pior é que o juiz sempista caiu e deu ganho de causa à Microsoft. Evidentemente a Sergen apelou da sentença e agora a Microsoft está tentando reverter a sentença no STJ.
Não é encantadora uma empresa que processa aqueles que conseguem comprovar que compraram o software de segunda linha que eles vendem? Será que a MS precisa tanto assim do dinheiro? Será que o faturamento anda tão ruim que eles precisam inflar os números assim?
Alguém (além dos fanboys, claro) ainda consegue nutrir alguma simpatia por eles?
Os servidores da MS
Uns dias atrás, a Microsoft divulgou, acidentalmente, o número aproximado de servidores que são usados em coisas como o Live Search, Windows Update e o Hotmail. Como era de se esperar, zilhões de fanboys se admiraram com o poderio do Gigante de Redmond.
Quantos deles devem rodar Windows? Todos? Quantas pessoas são necessárias para escovar os dentes de 150 mil máquinas Windows? 150 mil? Dependendo da marca dos roteadores, eles bem podem ser o segundo maior usuário de Linux do mundo, perdendo apenas para a Google.
O Kanamit Web Framework
Eu sempre gostei de escrever aqui sobre linguagens "exóticas". Já houve um tempo em que Python era exótico. Hoje Python é mainstream. Ruby, idem. Há até suporte a Rails no NetBeans 6 e para Python no Visual Studio. Não dá pra ser muito mais mainstream do que isso.