Campanha "Abrace um Programador"
Acho que vale para gerentes de projeto, integradores...
OpenID e Mission Creep
"Mission Creep" é um termo militar usado quando o escopo de uma missão se expande além do originalmente planejado. Foi usado originalmente para descrever a operação de ajuda humanitária à Somália em 1992 que terminou no que poderia ser descrito como uma guerra civil.
OpenID é um padrão de autenticação cross-site que deixa você usar suas credenciais do Google, do Yahoo e de mais um monte de outros para se autenticar em outros sites participantes do padrão (como esse que você está lendo).
Ontem eu resolvi consertar o problema que estava acontecendo com o OpenID - usuários de Yahoo e Google não conseguiam se autenticar para deixar comentários no blog. No início, a coisa parecia simples: impor números de versão no arquivo de configuração do sistema de buildout e deixar que ele resolvesse tudo sozinho.
Não funcionou. O buildout queria instalar duas versões diferentes não importando o que eu dissesse no arquivo de configuração
Instalar os eggs manualmente e fingir que nada aconteceu também não funcionou. O Plone levantava e "não dizia coisa com coisa" (não era capaz de renderizar nenhum template)
A solução foi atualizar um dos componentes do sistema de buildout (o componente responsável pela "receita" de como se faz um Plone), rodar o sistema de buildout e deixá-lo fazer tudo por conta própria.
Dessa vez deu certo, mas eu acabei com uma versão nova do Plone (3.1.5.1) e de todos os outros produtos instalados nele.
Eu tinha um problema com uma biblioteca que era parte de um dos dois sistemas de login do site. Terminei com versões novas de tudo.
Crianças... Nunca façam isso em servidores de produção. Só não foi mais emocionante porque eu tinha bons backups.
Idéias Poderosas
Vitor Hugo tem uma frase ótima*: "Você pode resistir à invasão de exércitos; você não pode resistir à invasão de idéias".
Ontem, a caminho de casa, comecei a ouvir a última edição do FLOSS Weekly, com Simon Phipps.
Simon Phipps (alguns de vocês devem saber disso) é o cara de software livre na Sun e é responsável por operacionalizar a guinada da companhia nessa direção. Da compra da MySQL à abertura do Solaris e do Java, deve ser tudo culpa dele.
O cara tem idéias muito poderosas e vale a pena ouvir o podcast. Ouví-lo me inspirou a escrever artigos mais profundos de novo (a outra metade desse site). Por conta disso, ou outro RSS talvez veja algum movimento essa semana.
Eu disse "talvez".
* Você sabe que precisa escrever um artigo quando quer fazer notas de rodapé em um blog... A frase é normalmente corrompida em uma forma mais eloqüente (que eu usei zilhões de vezes): "Nada é mais poderoso do que uma idéia cujo tempo chegou". Nunca consegui encontrar a citação original dessa versão (o que me leva a crer que ela nunca tenha sido dita pelo próprio), mas a suposta original está em História de um Crime. Se você preferir o original, pode encontrá-lo aqui e se você preferir não gastar nada (mas ler em inglês), tem aqui.
Anúncio Público
Hoje eu anunciei para os amigos (e para algumas das listas que eu frequento) o fato de que, seguindo uma tradição iniciada em 95, depois de 13 anos trabalhando com internet, eu finalmente tenho um blog.
Foi mais de uma década de letargia: meu primeiro domínio foi registrado em 2002, pouco antes do site ir pro ar, sem conteúdo, que só chegou em 2003 e hoje, em 2008, eu passei a ter um blog.
Muitos de vocês sabem como é. Aqui é casa de ferreiro.