Windows 13
Examinando a matemática por trás do nome Windows 7
Vendor Lock-In
Vendor lock-in é uma prática que torna o cliente dependente dos produtos de um determinado fornecedor. Apesar de repreensível, é uma prática comum em que o fornecedor torna os clientes "reféns" obrigando-os a comprar novas versões do seu produto ou arcar com substanciais custos para migrar seus dados e processos. Funciona tanto com software, quando ele mantém dados em formatos proprietários, como hardware, quando usa interfaces específicas de um fabricante (a IBM foi mestra dísso por décadas).
Windows fanboys e OpenID
Nos relatórios do Google Analytics, eu notei algumas coisas interessantes desde que foi colocado um link (clique aqui e suba algumas linhas) para esse site em um texto meu particularmente controverso no Webinsider. O tráfego aqui, o número de visitantes que vieram do Webinsider e a porcentagem de usuários de Internet Explorer aumentaram mais ou menos na mesma proporção. Ainda assim, os comentários continuam no mesmo rítmo de antes, pelo mesmo perfil de usuário (74.8% Windows, 19.59% Linux). Da observação do aumento de tráfego de usuários de Windows e IE e da manutenção do rítmo de comentários, eu posso formular uma hipótese: a de a grande maioria dos usuários de Windows que chegam aqui têm problemas para fazer comentários porque não conseguem fazer o login via OpenID, ou porque não entendem o mecanismo, ou porque se perdem no processo.
Para testar essa hipótese, eu estou colocando aqui um link que explica como se faz para obter um login OpenID.
Se eu estiver certo, o número de comentários deve aumentar na mesma razão que o tráfego de usuários Windows com IE, que mais do que quintuplicou desde a publicação do link.
Vamos ver o que acontece.
Cosmética veterinária
Steve Ballmer é uma figura adorável.
Bom... Pelo menos eu me divirto muito com ele.
Desde o mantra "developers, developers, developers" (vindo de quem é um cara de vendas) até ele dizer que entre desenvolvedores é onde ele fica mais feliz. E, claro, os escorregões.
Essa semana ele mencionou, casualmente, que o Windows 7 seria o "Windows Vista, só que muito melhor". Não é novidade. Já foi dito que o Windows 7 não usaria o kernel MinWin (outro vaporware). Em resumo, aparentemente, o Windows 7 é o Windows Vista com um UAC um pouco menos intrusivo e sem muitas das coisas que são normalmente instaladas no Vista. Você instala um Windows 7, baixa uma porrada de coisas e tem um... Windows Vista. Aquele produto que simplesmente voa das prateleiras e que todos desejam a ponto de mais ou menos 30% dos usuários preferirem pagar mais caro pelo mesmo computador, só para que ele venha com Windows XP.
Isso explica o curto ciclo de desenvolvimento. O Windows 7 sai em 2010.
Não era para demorar mesmo. A tradição tem mostrado que bastam duas pessoas para fazer isso: uma segura o porco e a outra passa batom nele.
E pronto. O Windows 7 já pode até ser lançado.