Windows 13
Examinando a matemática por trás do nome Windows 7
Vendor Lock-In
Vendor lock-in é uma prática que torna o cliente dependente dos produtos de um determinado fornecedor. Apesar de repreensível, é uma prática comum em que o fornecedor torna os clientes "reféns" obrigando-os a comprar novas versões do seu produto ou arcar com substanciais custos para migrar seus dados e processos. Funciona tanto com software, quando ele mantém dados em formatos proprietários, como hardware, quando usa interfaces específicas de um fabricante (a IBM foi mestra dísso por décadas).
Dia de maçã
A Apple sempre faz coisas interessantes. Às vezes proprietárias, às vezes limitadas, não raro ridiculamente caras, mas sempre interessantes.
Hoje é dia de prestar especial atenção nela, porque em algumas horas devem ser mostrados novos notebooks. Até agora, parece que o MacBook Pro de 15" ficou "mais iMac", com uma borda preta em torno do display. Deve ganhar também o teclado do MacBook Air e um trackpad sem botão (onde o próprio trackpad ficou finalmente clicável)
Há também fotos da carcaça do MacBook, que, também parece, deve aposentar o plástico e aderir ao alumínio do resto da família.
É esperar para ver.
Muita cara de pau
É muita cara de pau quando alguém da Microsoft fala que quem compra um Apple paga uma "Apple tax".
É querer desviar a atenção do fato de que quase todo mundo que compra um PC (eu inclusive), mesmo que não rode Windows, paga por uma licença. A isso dá-se o nome de "Microsoft tax".
É muito desonesto querer inventar um termo novo apenas para tirar significado do antigo. Além disso, é um truque muito manjado.
Quem compra um Mac compra para rodar OSX. Nem todo mundo que compra um PC compra pra rodar Windows.
É simples assim. Não existe "Apple tax". Existe "Microsoft Tax".