Vendor Lock-In
Vendor lock-in é uma prática que torna o cliente dependente dos produtos de um determinado fornecedor. Apesar de repreensível, é uma prática comum em que o fornecedor torna os clientes "reféns" obrigando-os a comprar novas versões do seu produto ou arcar com substanciais custos para migrar seus dados e processos. Funciona tanto com software, quando ele mantém dados em formatos proprietários, como hardware, quando usa interfaces específicas de um fabricante (a IBM foi mestra dísso por décadas).
Pirataria
A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) divulgou algumas semanas atrás um estudo, encomendado ao Ipsos. O estudo mostra que, das famílias que comprara um PC do programa PC para Todos, uma parcela imensa (73%, pelo menos) trocou o sistema original por um Windows.
Super-Poderes Úteis
Um tutorial rápido sobre as pequenas coisas que um Unix-like sabe fazer e como um usuário mediano pode aproveitá-las
Impressões sobre o PC Conectado
Eu tenho lido bastante sobre o PC Conectado ultimamente. Para quem não sabe do que se trata, o PC Conectado é uma forma que o governo encontrou de promover o que se chama de inclusão digital, permitindo que algumas pessoas que não poderiam ter um computador comprassem um a custos reduzidos por conta de isenções de impostos e subsidio a financiamentos. Por se julgar moralmente inaceitável que o governo promova assim o software proprietário de uma empresa específica (e por conta de um engajamento poderoso da comunidade que defende o uso de software livre), o PC Conectado vem apenas com software livre.